Lógica
PROFESSOR: FRANCISCO
ACADÊMICOS: REGINALDO COSTA DIAS
TURMA: QUINTA “O”
DISCIPLINA: LÓGICA TIPOS DE LÓGICAS
Boa Vista, 05 de Dezembro de 2013
INTRODUÇÃO
A lógica enquanto uma das ferramentas para se tiver conhecimento é um das atividades ligadas à filosofia. Sendo um dos elementos que propiciam o saber, que auxiliam na elaboração de argumentos validos (verdadeiros) ou na dificuldade de sua validação (argumentação invalida falsa). A lógica faz parte do nosso dia, desde escolha entre tomar um café num dia frio, até em decisões que precisam de um pouco mais de aplicação de nossos esforços (trabalho, família, casamento, futuro). No entanto não existe apenas um tipo de lógica na filosofia, ele se divide em vários elementos ou tipologias.
TIPOS DE LÓGICA
A Lógica (do grego logos é o estudo filosófico do raciocínio válido). Utilizada em atividades mais intelectuais, a lógica é usada principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação. Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estuda-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação
De uma maneira geral, pode-se considerar que a lógica, tal como é usada na filosofia e na matemática, observa sempre os mesmos princípios básicos: a lei do terceiro excluído, a lei da não contradição e a lei da identidade. A esse tipo de lógica pode-se chamar "lógica clássica", ou “lógica aristotélica”.