lógica para computação
Natural x Linguagem Lógica
Linguagem natural é qualquer linguagem que os seres humanos aprendem em seu ambiente de vida e comunicação com outros seres humanos, como é o caso do português. C
Cabe não nos esquecermos de que a linguagem natural é vaga, ambígua e imprecisa, sendo adequada para a poesia, literatura e folclore, mas não para a ciência e a tecnologia.
Linguagem artificial/formal/simbólica é a linguagem construída para fins específicos, como as linguagens de programação e os diversos cálculos da Lógica e da Matemática.
Linguagens artificiais exprimem com correção e exatidão o pensamento e os resultados do conhecimento científico, de forma sintética.
Exemplo:
O produto de um número pela soma de dois outros é igual ao produto do primeiro pelo segundo somado ao produto do primeiro pelo terceiro.
Simbolicamente temos:
Se X,Y,Z são números arbitrários, x . (y + z) = x .y + x . z
Proposições
Conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. São expressões a respeito das quais tem sentido dizer que são verdadeiras ou falsas.
Exemplo:
(a) A Lua é um satélite da Terra
(b) Recife é a capital de Pernambuco
(c) 4 > 3
A lógica matemática adota como regras fundamentais do pensamento os dois seguintes axiomas:
(I) Princípio da não contradição: uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
(II) Princípio do terceiro excluído: toda a proposição ou é verdadeira ou é falsa, isto é, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.
Valores lógicos das proposições: Chama-se valor lógico de uma proposição a verdade (V) se ela é verdadeira e a falsidade (F) se ela é falsa.
Classificação das proposições:
a) Simples ou atômica: é aquela proposição que não contem nenhuma outra proposição como parte integrante de si. São designadas por letras minúsculas.
p: Carlos é careca q: Pedro é estudante r: Mônica é jovem
b) Composta ou molecular: é aquela