LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 2014
DAURA MARIA MACHADO PEREIRA
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
PORQUE ENSINAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NAS ESCOLAS?
‘Ensinar a programar é ensinar a pensar’
João Vilhete, professor
A computação é como qualquer outra ciência, e que hoje em dia pode ser o ingrediente secreto para ensinar as crianças. Pois, aprender a programar não é só de utilidade àqueles que vão seguir a área. Programar ajuda em muitas outras habilidades, como por exemplo, resolver algum problema, além de proporcionar um melhor desenvolvimento do raciocínio lógico e junto a isso contribui para a aprendizagem em materias como ciências e matemática.
Ensinar programação nas escolas instiga as crianças a explorar mais, aprender mais, e melhorar o nível de criatividade. Além de entender como o mundo digital funciona.
Toda criança deve ter a oportunidade de aprender computação desde o início. Por isso, um profundo compromisso e uma implementação rigorosa de ensino de computação nas escolas do ensino fundamental e médio é essencial para criar essa ampla compreensão pública. Também ajudará a atender às necessidades de crescimento da força de trabalho. Nesse contexto, escolas têm uma oportunidade e responsabilidade única para atender a essa necessidade. Porém, na realidade atual, o ensino de computação é marginalizado ao longo do nosso sistema de ensino fundamental/médio, não fornecendo acesso a este conhecimento fundamental. Raramente escolas oferecem disciplinas de computação que sejam tecnicamente rigorosas, mas também divertidas, para satisfazer requisitos nessa área.
Este conhecimento é necessário para preparar os alunos para os séculos futuros, independentemente da sua área final de estudo ou de carreira profissional. Profissionais em qualquer disciplina - sejam artistas, designers, profissionais de comunicação ou saúde, artesãos ou empresários - precisam entender computação para serem produtivos e competitivos em suas áreas.
"Aprender a escrever