LÍNGUA PORTUGUESA
Considerando que o 6º o ano constitui uma nova realidade em razão da diferente dinâmica de distribuição das disciplinas e do número de professores, o Conversando proporciona o entrosamento dos alunos. Em seguida, ressaltamos que a construção escrita do perfil foi um exemplo de “comunicação pela palavra” e propomos que o aluno apresente, com base em seus conhecimentos prévios, outras situações em que ele faz uso da palavra como instrumento de comunicação. As possibilidades de resposta a essa questão são múltiplas, uma vez que, como você sabe, as práticas sociais humanas são mediadas pela língua.
Após esclarecermos que a comunicação pela palavra pode se dar nas modalidades falada e escrita, propomos que o aluno reflita sobre os usos sociais delas, questionando-o:
- Qual das modalidades é mais usada?
- Uma seria mais importante que a outra? Por meio dessas atividades a respeito das modalidades da língua, pretendemos levar o aluno a ativar conhecimentos prévios. Sabemos que ele faz uso tanto da fala quanto da escrita com razoável nível de proficiência em diversas situações cotidianas. Trata-se, pois, de promover uma reflexão sobre o assunto, que será abordado com maior profundidade na seção Pensando bem. Fala e escrita são igualmente importantes na sociedade, mas que há nichos nos quais o uso de uma ou outra modalidade é privilegiado. Enquanto a fala é aprendida de forma intuitiva, a partir do convívio social, a escrita é uma tecnologia cujo aprendizado é mais formal.
Partindo dos textos Dando sequência ao propósito de promover o entrosamento entre os alunos, selecionamos dois textos a partir dos quais pretendemos leva-los a refletir sobre si mesmos e a conhecer um pouco melhor os colegas. O primeiro texto apresentado é um anúncio publicitário que convida o leitor a participar de um concurso. As atividades