Língua Portugesa
INSTITUTO HEITOR DE LIMA CUNHA
LÍNGUA PORTUGUESA
CANAÃ DOS CARAJÁS – PA
06/02/2012
IHELC
INSTITUTO HEITOR DE LIMA CUNHA
RAQUEL NUNES MARCHITTO
COMPLEMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA
Trabalho apresentado à
Professora Lucélia para
Obtenção
de nota disciplina
Língua Portuguesa
Canaã dos Carajás - PA
06/02/2012
da
Artigo
* Artigo é a palavra variável em gênero e número que se antepõe aos substantivos, determinando-os. A determinação operada pelo artigo pode ser definida ou indefinida.
Exemplo:
Memórias de uma atriz pioneira
Vida Alves, a primeira mulher a dar um beijo na TV, lança hoje a sua biografia.
DEL RÉ, Adriana. O Estado de S.
Paulo, 15 abr. 2002.
Nesse exemplo, o artigo “uma” faz referencia a alguém do sexo feminino que tem como profissão ser atriz e como atributo ser pioneira. De qual atriz que está falando? Não é possível responder apenas com a informação contida no título da matéria. Nesse caso, o artigo indica um ser que deve ser entendido como representante de uma profissão.
O texto que segue, porém, traz o artigo que desempenha o papel diferente: “Vida
Alves, a primeira mulher a dar um beijo na TV...”. Nesse caso, o artigo indica um ser específico, determinado, determinado no interior de uma mesma categoria referida. Refere-se, como se pode perceber, a uma mulher específica, a atriz Vida
Alves.
▪ O artigo definido, anteposto ao substantivo, indica um ser determinado, particularizado no interior de uma mesma espécie. O artigo definido, com suas flexões gênero e numero, apresenta as seguintes formas: o, a, os, as.
▪ O artigo indefinido, anteposto ao substantivo, indica um ser indeterminado, genérico, que deve ser tomado apenas como representantes de uma espécie. O artigo indefinido, com as suas flexões de gênero e numero: um, uma, uns, umas.
É comum combinarem-se, na língua, as formas de preposições com as formas dos artigos definidos e indefinidos, do que resultam as seguintes formas
complexas.