Líder- Abílio Diniz
Abilio dos Santos Diniz nasceu em 28 de dezembro de 1936 na cidade de São Paulo) é um empresário brasileiro, sócio Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui as bandeiras de Varejo Alimentar, Pão de Açúcar e Extra, de Atacarejo, Assaí e de Eletro, Ponto Frio (Globex). Tornou-se também sócio majoritário das Casas Bahia, através da sua controlada Globex S/A.
A vida
Abilio é o primeiro dos seis filhos de Valentim Diniz, imigrante português que chegou ao Brasil em 1929 e, que em 1948, abriu uma doceria chamada de Pão de Açúcar. Durante a infância e a juventude, dividiu seu tempo entre os estudos e os esportes. Formou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Ingressou na empresa do pai aos 20 anos, como gerente de vendas e, com as técnicas aprendidas nos Estados Unidos, em 1959 fundou o primeiro supermercado do grupo. Tornou-se, em 1979, membro do Conselho Monetário Nacional, de onde sairia dez anos depois.
Aos 75 anos, o presidente do Grupo Pão de Açúcar acumulou muitas conquistas profissionais, figura-se como um dos homens mais ricos do Brasil, já foi sequestrado por terroristas chilenos, em 1989, que foi um marco dos anos sombrios do grupo. Enfrentou também uma disputa em família pelas ações dos negócios e foi até condenado, em 1996, a um ano e quatro meses de prisão por realizar uma operação de empréstimo considerada ilegal (posteriormente absolvido pelo Tribunal Regional).
Com a associação com os franceses deu volta por cima. O empresário iniciou um novo processo, o grupo francês Casino assume 24% do capital votante do grupo.
Tornou-se líder no varejo brasileiro, pois o grupo ampliou suas lojas Além dos supermercados Pão de Açúcar e Comprebem, fazem parte da rede o hipermercado Extra e as lojas de eletrodomésticos Extra-Eletro e as lojas do supermercado Sendas. E fechou a compra da rede Ponto Frio
Perfil
O empresário Abílio Diniz, presidente do conselho