Luzes de Natal - Técnicas laboratórias de Eletronica
Resumo — As luzes de natal, são muito utilizadas na época natalícia, mas contem algumas características, em que serão expressas no trabalho, como por exemplo a parte de piscarem, que também vai ser desenvolvida de uma forma prática através de um circuito electrónico.
Historia e evolução das luzes de Natal
Os efeitos de Natal têm uma enorme diversidade, desde os pinheiros, até as luzes de Natal. Praticamente se coloca luzes de Natal em todo o lado, no pinheiro, nas janelas, nos telhados, etc. Existem também uma enorme diversidade de luzes de Natal, com diversas formas, cores, e com alguns comandos, como piscar.
No inicio, as luzes natal eram constituídas por um conjunto de lâmpadas incandescentes, em paralelo, apenas tinha uma vantagem, pois se uma lâmpada fosse removida, as outras luzes continuariam ligadas, no entanto, teria consumos elevados, geram imenso calor, e são caras, comparadas às novas luzes de natal. Estas são ligadas em série, e tem um baixo consumo, pois são lâmpadas incandescentes em miniatura de 2,5 volts, porem, se alguma das lâmpadas falhar, o circuito deixa de funcionar, visto que o interrompe. Mais tarde apareceram umas lâmpadas em miniatura, com um fio de ligação mais abaixo do filamento que proporciona luz na lâmpada, esta ligação permite com que o circuito continue ligado, mesmo que o filamento da lâmpada queime.
Existem varias formas de fazer as lâmpadas do circuito piscar, em que uma delas consiste numa lâmpada especial, que quando em série com as outras, faz com que o circuito fique interrompido por um breve momento, voltando depois a restabelecer a ligação no circuito, isto acontece devido a uma lâmina bimetálica que flui corrente para o filamento da lâmpada, este quando aquece, devido ao calor formado pelo filamento, curva-se interrompendo o circuito e quando a lâmina volta a arrefecer volta a ter contacto com o filamento, permitindo a corrente fluir de novo pelo circuito.
Agora por um método mais sofisticado, as luzes de