Luz, fontes e características físicas
Profª Isa
03/12/2013
Luz, fontes e características física
Índice
Introdução 4
Luz 5
Classificação 5
Luz natural: 5
Luz artificial: 5
Propagação 5
Câmara Escura 5
Reflexão 6
Refração 6
Espelhos 7
Espelhos Convexos 7
Espelhos Côncavos 7
Espelhos Planos 8
Reflexão 8
Lentes 9
Lentes esféricas: 9
Lentes convergentes e divergentes: 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Estarei apresentando através deste trabalho Luz, Espelhos e Lentes. Sua classificação, quais tipos de luz, espelho e lentes existem, sua refração e reflexão, propagação.
Luz
Classificação
Temos duas fontes de luz, a natural (luz do dia- sol ) e a luz artificial (lâmpadas e refletores).
Luz natural: É a luz projetada pelo sol. Manifesta-se em várias formas, desde suave e difusa e dura e contrastada. Dependendo das condições de tempo, projeta sombras suaves, ou sombras profundas e marcadas.
A luz forte do sol é geralmente a pior iluminação para retratos. Ela pode causar sombras nos rostos de pessoas ou fazê-las piscar. Uma luz dura, direta, pode realçar uma imagem que tenha sua maior parte na sombra. Já a luz difusa favorece um rosto, pois dá um tom sutil e uniforme. Para obter essa luz pode-se rebater a luz principal.
Luz artificial: A luz artificial é gerada por fontes de energia não naturais. A maioria das atividades humanas seriam praticamente impossíveis se não existissem fontes alternativas de luz. A luz artificial não tem um espectro de cores ou comprimentos de onda tão variados quanto a luz natural, fazendo com que seja menos benéfica. Como se trata de uma luz de qualidade inferior, seus efeitos nas plantas e animais tendem a ser mais danosos. Plantas e animais expostos por longos períodos à luz artificial sofrem degeneração ou morte celular com muito mais frequência e intensidade do que seres vivos expostos