Luteranismo 8º
[pic]
Disciplina: História
Índice
Índice 2
Biografia 3
A expansão do luteranismo 5
A Teologia de Lutero 6 Dez das 95 Teses de Martinho Lutero 6
Bibliografia 9
Biografia
Há 527 anos, no dia 10 de Novembro de 1483, nasceu Martinho Lutero em Eisleben, na Alemanha. Era filho de um empreiteiro de minas que atingiu certa prosperidade económica. Influenciado pelo pai, entrou em 1501 na Universidade de Erfurt para estudar Direito, mas o seu temperamento inclinava-o para a vida religiosa.
Em 1505, após quase ter morrido numa violenta tempestade, ingressou na Ordem dos Agostinianos, cumprindo a promessa feita a Santa Ana. Estudioso, metódico e aplicado, Lutero conquistou prestígio intelectual.
Em 1508 já era professor na Universidade de Wittenberg. Cinco anos mais tarde viajou a Roma à sede da Igreja Católica. Regressou profundamente decepcionado com o ambiente de corrupção e mesquinharia em que vivia o alto clero.
Nos anos de 1511 a 1513, aprofundou os estudos religiosos até que começaram a amadurecer no seu espírito novas ideias teológicas. Desafiou a autoridade papal e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar que todos os cristãos têm uma missão de sacerdócio. Traduziu a Bíblia do latim para alemão tornando-a assim um livro mais acessível.
Casou com Catarina von Bora, filha de família nobre, ex-freira cisterciense. Tiveram seis filhos, dos quais alguns faleceram na infância, e adoptou outros filhos. Estabeleceu, assim, um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimónio de padres protestantes. Este facto serviu para incentivar o casamento de padres e freiras que seguiam os seus ensinamentos. Foi um rompimento definitivo com a Igreja Romana.
Aqueles que se identificavam com as suas ideias eram chamados de luteranos ou protestantes.
A 7 de Agosto de 1518, Lutero foi convocado para se apresentar em Roma, onde foi julgado como herege.