Lupos
É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides.
É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo.
A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas.
O parasita tem um corpo cilíndrico e alongado. De aspecto liso e brilhante, sua cor varia entre o branco e o amarelo.
Sua boca, em uma das extremidades, possui três grandes lábios.
Sua reprodução é sexuada. Os machos são menores que as fêmeas, e apresentam a cauda enrolada. O comprimento do parasita varia entre 15 e 40 centímetros, sendo que o número de parasitas em um mesmo hospedeiro pode chegar a 600.
O único reservatório é o homem.
Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.
Ciclo de Vida
O indivíduo infectado libera, junto às fezes, ovos do parasito. Assim a larva se desenvolve em ambientes quentes e húmidos (por exemplo, o solo nos países tropicais) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras.
As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino, Infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões.
Ciclo de Vida
O indivíduo infectado libera, junto às fezes, ovos do parasito. Assim a larva se desenvolve em ambientes quentes e húmidos (por exemplo, o solo nos países tropicais) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam o fígado[->0], onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e