Luminosidade
Fluxo luminoso: é a potencia de radiação total emitida por uma fonte de luz avaliada pelo olho humano, é usado a unidade LUMEN (LM).
Intensidade luminosa: é a potencia de radiação visível disponível em uma certa direção, é usado a unidade CANDELA (CD).
Curva de distribuição de intensidade luminosa: é a curva que representa a variação da intensidade luminosa de uma fonte, segundo um plano passando pelo centro, em função a direção.
Iluminância: é a medida para a luz incidente em uma nova superfície, é usada a unidade LUX (LX), sendo assim: LUX=lúmen/m²
Luminância: é a medida de sensação de claridade que o olho percebe da superfície, é usado como sua unidade CANDELA/m² (CD/m²)
Rendimento ou eficiência luminosa: é a relação do fluxo luminoso total emitido por uma fonte e a potencia elétrica da fonte.
EX: Uma lâmpada Incandescente de Potência 100 Watts apresenta fluxo luminoso de 1480 Lumens. Uma Lâmpada Fluorescente de Potência 40 Watts apresenta fluxo luminoso de 2800 Lumens.
A lâmpada que apresenta melhor rendimento será:
Rendimento Incandescente: 1480 / 100 = 14,80 Lumens por Watt.
Rendimento Fluorescente: 2800 / 40 = 70 Lumens por Watt.
Melhor Rendimento será para Lâmpada Fluorescente
TIPOS DE LAMPADAS:
1. Incandescentes: são as lâmpadas mais usadas na iluminação residencial. Emitem luz a partir de um filamento incandescente. Têm uma eficiência luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W. Seu custo é baixo, mas sua vida útil também, cerca de 1.000 h.
Em ambientes amplos, frequentados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois além de desperdiçar energia na iluminação, podem estar colaborando para elevar a carga térmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado. As lâmpadas incandescentes podem ser adaptadas a um dimmer e têm uma ótima reprodução das cores, sendo indicadas na exposição de produtos como alimentos e tecidos.
2. Fluorescentes: um gás ionizado emite