Lugares Santos e Profanos
FACULDADE BATISTA PIONEIRA
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA
Professor: Antônio Renato Gusso
Disciplina: Dialogo Interreligioso
Aluno:
1 - DADOS BIBLIOGRÁFICOS E BIOGRÁFICOS
KUNZ, Marivete Zanoni. A Concepção de Espaço e sua Relação com o Sagrado e o Profano, in: Teologia e os Desafios Contemporâneos. São Leopoldo: EST, 2007. 83 p.
A autora é formada em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Ijuí, atual Faculdade Batista Pioneira, onde é professora. É pós-graduada em Teologia Aplicada pela Faculdade Teológica Batista de Paraná, Mestre e Doutorada em Teologia (Bíblia) pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, e licenciada em Pedagogia pela UNIJUI.
2 - SÍNTESE DO TEXTO LIDO
A autora inicia sua obra explicando o termo sagrado e o que é o sagrado quando aplicado a Deus, a luz do Antigo Testamento o sagrado pode ser aplicado a pessoas, objetos e lugares e designa a separação de tudo que é mau e pecaminoso.
Após a abordagem introdutória a autora conceitua e define o que é espaço, tento a nível religioso, filosófico e físico-cientifico, após estas definições a autora começa a traçar uma detalhada definição do que é sagrado para o povo Hebreu, trazendo definições de sagrado quanto a espaços, objetos e em especifico do Templo de Jerusalém e dos Montes.
A autora termina a sua obra fazendo a analise da manifestação do sagrado no espaço, dividindo estas manifestações dentro do que é considerado espaço sagrado e do que é espaço profano.
3 - AVALIAÇÃO GERAL DA OBRA
A obra é recomendada para todos os estudantes de teologia, pelos seguintes fatores:
É uma obra altamente técnica e didática, pois pelas referências de citações demonstra a profunda pesquisa realizada por parte da autora;
Apesar de sua linguagem e estilo serem muitas vezes de difícil compreensão, o conteúdo é de grande relevância, pois dá ao leitor uma concepção do que é e pode ser considerado “sagrado”;
Permite uma profunda reflexão do que muitas