Ludwig von Mises
Em um de seus livros, Ação Humana (Human Action em inglês), apresentou os fundamentos metodológicos dessa escola e integrou a teoria austríaca. Publicou ainda diversas outras obras, muitas delas se encontram em português publicadas pelo Instituto Liberal e todas elas, na versão em inglês, podem ser baixadas gratuitamente do site do Instituto Ludwig von Mises. Entre outros, ele desenvolveu uma teoria do ciclo de negócios baseada nas mudanças das relações do mercado de crédito, e uma teoria sobre a impossibilidade do cálculo econômico no socialismo.
Índice [esconder]
1 Infância e estudos
2 Carreira
3 Contribuições ao estudo da economia
4 Controvérsias
5 Citações polêmicas
6 Ver também
7 Bibliografia
7.1 Em português
7.2 Outros idiomas
8 Referências
9 Ligações externas
Infância e estudos[editar | editar código-fonte]
Ludwig von Mises nasceu em Lemberg, que fazia parte do Império Austro-Húngaro e que agora se chama Lviv, Ucrânia, filho de pais judeus. Seu pai trabalhava como engenheiro na cidade. Richard von Mises é seu irmão mais novo, que deixou contribuições notáveis na área de Engenharia Estrutural. Quando Ludwig e Richard ainda eram pequenos, sua família voltou para Viena, onde tinha raízes. Na idade de doze Ludwig falava fluentemente alemão, polonês e francês, lia em latim, e entendia o ucraniano.1
Em 1900, Mises frequentou a Universidade de Viena, sendo influenciado pelos trabalhos de Carl Menger. Em 1906 Ludwig concluiu seu doutorado.
Carreira[editar | editar código-fonte]
Brasão do bisavô de Ludwig von Mises, Mayer Rachmiel Mises, que recebeu título de nobreza em 1881 do Imperador Francisco José I da Áustria.
Entre 1904 e 1914, Mises assistiu aulas do economista austríaco Eugen von Boehm-Bawerk. Mises