LUCIMAR TRABA 10
TEMA: Economia, Inflação, Taxa de juros e Orçamento Empresarial
Itapetinga- Ba
2014
INTRODUÇÃO
Desde meados dos anos 1990, quando enfim curou sua febre inflacionaria, o Brasil segue fortalecendo sua economia e consolidando suas instituições financeiras. Um dos cuidados que o país tem tomado para se manter economicamente saudavel , um controle rigoroso contra uma nova disparada da inflaçãoo. Para isso, o principal instrumento que tem em mãos as autoridades financeiras , a taxa de juros. Ao alterá-la, o Banco Central , capaz de aquecer ou desaquecer a economia e influenciar nos principais indicadores de crescimento do pais. Entenda como age o BC e os efeitos das mudanças na taxa de juros.
Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia. É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo. A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.
O mundo dos negócios mudou e hoje realizar o planejamento estratégico não é mais um luxo reservado a apenas grandes organizações e sim uma necessidade, exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.
Dentro deste contexto, o orçamento empresarial é uma valiosa ferramenta não apenas de planejamento, mas útil também para controle das operações da empresa, independente de seu ramo de atividade, natureza ou porte.
"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais