Luciani 4 Semestre
A presente leitura dos textos disponibilizados faz-se uma reflexão sobre uma pesquisa que envolveu uma experiência de formação estética de professoras.
Esta formação visava proporcionar às cursistas a possibilidade de desenvolver a capacidade de apreciação e sensibilização estética por meio do contato com expressões artísticas. Também objetivava investigar como a educação estética se forma no ser humano e se essas experiências proporcionam mudanças em aspectos pessoais e profissionais das professoras envolvidas. Salienta-se que, além das artes visuais, as professoras vivenciaram ateliês de literatura, de música e de artes cênicas.
Eu escolhi falar sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 01 de setembro de 1886.
Artista plástica paulista, que participou do movimento modernista em São Paulo, desde o seu início (1922) e cuja tela Abaporu (1928) inaugurou o movimento antropofágico na história das artes plásticas brasileiras. Iniciou-se na pintura (1917) estudando com Pedro Alexandrino. Viajou para a França (1920), onde freqüentou a Académie Julien e participou do Salão Oficial dos Artistas Franceses (1922), criando técnicas influenciadas pelo cubismo
2 DESENVOLVIMENTO
Reflexão da leitura disponibilizada
Com base na leitura dos textos disponibilizados, entendi ao se propor uma formação estética dirigida aos professores, é fazer com que os mesmos, enquanto sujeitos que vivenciam, extrapolem as disciplinas artísticas e as incorporem às suas próprias vidas. Parte-se da compreensão de que o sentido do estético se dá no artístico e no extra-artístico quando se possibilita uma experiência criadora e sensível.
Por meio dessas experiências, contribuir para o desenvolvimento pessoal e, por conseqüência, para a capacitação ao trabalho docente. Para
tanto,