Luciana Genro
Eleita duas vezes deputada Estadual e Federal, Luciana sempre foi honesta e nunca se envolveu com escândalos, sempre foi ela que defendeu a minoria e os interesses do povo. Foi expulsa do PT junto a mais três deputados depois que se recusaram a votar a favor do Projeto de Reforma na Providência, por entenderem que o projeto tiraria direitos dos servidores públicos por instituir a cobrança de contribuição dos já aposentados. Logo Luciana e outros três deputados que foram expulsos do PT fundaram o PSOL.
Além dos embates com o governo Lula, Luciana apresentou na Câmara Federal diversos projetos de lei. Um deles, que espera aprovação no Senado Federal, é o projeto para que bancos paguem os impostos sobre operações de leasing no local onde estão instalados e não onde está sua matriz.
Outro projeto que foi carro-chefe do mandato da ex-deputada, e que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, regulamenta impostos sobre as grandes fortunas. A Constituição de 1988 criou esse imposto, mas, por não haver uma regulamentação, ele nunca foi cobrado.
Luciana participou também, como membro titular, da Comissão da Reforma Tributária onde apresentou diversos projetos de mudança da estrutura da tributação no Brasil. Foi membro titular da CPI do Apagão Aéreo, que assistiu em meio ao seu funcionamento a tragédia do acidente com o avião da TAM, a queda do avião da GOL e uma inédita paralisação dos controladores de voo quando a CPI foi instalada. Na comissão, Luciana apresentou um relatório paralelo ao do Deputado Marco Maia, então relator da CPI. Nele a deputada incorporou as questões trazidas pelos controladores de voo, pelos familiares das vítimas dos acidentes e demonstrou que