Biografia - Luciana Genro
Luciana Krebs Genro nasceu em Santa Maria, 17 de janeiro de 1971. É conhecida por apoiar movimentos sociais e organizações de trabalhadores e jovens. Faz parte da corrente Movimento Esquerda Socialista, tendência interna do PSOL.
Sua vida política começou cedo, aos 14 anos de idade, no colégio Júlio de Castilhos (Julinho), em Porto Alegre, escola que foi um reduto da militância estudantil. Tem influência na política desde criança, através de seu pai (Tarso Genro) que foi cassado pela ditadura quando era vice-prefeito de Santa Maria.
Sua vida profissional começou em 1988 quando se tornou professora de inglês, oficio que exerceu até 1994, quando foi eleita deputada estadual pela primeira vez.
Em sua primeira eleição para deputada não esperava ser eleita, pois sua corrente era pequena, algumas dezenas de militantes, mas foi marcada pelas denúncias que fez, mostrando a corrupção na CORSAN (Companhia de Saneamento do Estado). A denúncia se comprovou alguns anos depois e com o episódio, conseguiu mostrar sua disposição para enfrentar as máfias que se apropriam do dinheiro público.
Em 2004 começou junto com intelectuais, ativistas do movimento sindical, estudantil e popular, o processo de coletas de assinaturas para legalização do PSOL precisavam de pelo menos meio milhão de assinaturas.
No final de 2005 legalizaram e fundaram o PSOL.
Em seu primeiro mandato como deputada federal apresentou e conseguiu aprovar na Câmara o projeto no qual os bancos paguem impostos sobre operações de leasing, no local onde estão instalados e não onde está sua matriz, mas espera a aprovação no Senado.
Participou como membro titular, da Comissão da Reforma Tributária e da CPI do Apagão Aéreo onde foi homenageada pela associação dos familiares das vítimas do acidente da TAM e ficou conhecida como a “madrinha” dos controladores de vôo.
Em 2011 se tornou advogada, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS e sócia do escritório Genro e Genro