lucia 02
CURSO DE PEDAGOGIA
Letramento e alfabetização
Daniella Costa
RA 335674
Luciene Ferreira da Silva Dias
RA 333786
Maria Lucia Bento da Silva
RA 336203
Rasangela Vaz da Cunha Bueno
RA 333787
Goiânia – Goiás
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP Interativa
CURSO DE PEDAGOGIA
Letramento e alfabetização
“Todos, escritores, ou não, são unânimes em apontar as dificuldades da tarefa de escrever. Muitos a consideram um aprendizado demorado, dispendioso e pouco eficiente, já que são poucos os que chegam a redigir textos de forma adequada. Outros afirmam que escrever é lutar inutilmente contra as palavras, pois parecem nunca atingir plenamente os objetivos pretendidos. Além do mais, no nosso cotidiano, a língua falada parece ocupar um espaço de maior prestígio – jornais falados, mensagens gravadas em fitas, telefonemas, etc. substituem tradicionais meios de comunicação que utilizam a língua escrita. Diante desse cenário, cabe a pergunta – Ainda vale a pena aprender a escrever? A escola parece acreditar que sim, já que ainda prioriza a escrita... Mas de onde vem essa importância? Por que, apesar das dificuldades, alguns ainda acham que devem continuar a defender o seu ensino?”
Carneiro (2001:9):
Goiânia, Goiás
2012
ETAPA 1
Relatório: Daniella Costa
Fui alfabetizada aos 6 anos , no 1 ano do ensino fundamental. Meu primeiro livro foi uma cartilha que me chamava muito a atenção. Eu ficava doida para aprender a lição da frente, chegava em casa ficava horas e horas viajando nas gravuras. Meus pais me auxiliaram muito. Todas minhas lembranças são ótimas.
Relatório: Luciene ferreira da Silva
Bem, me lembro que freqüentei a creche antes de ir para escola, porem só fui alfabetizada aos 7 anos no 1 ano. Estudei com uma cartilha que eu era apaixonada, não me lembro o nome da cartilha, mas eu lembro que viajava tentando adivinhar o que estava escrito. Mesmo tendo estudado no tradicional não me