lucas
Metodologia da pesquisa
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO
1 introdução
Hoje se reconhece que a ciência e a tecnologia se viabilizam por meio de um processo de construção do conhecimento e que esse processo flui na esfera da comunicação.
Garvey (1979), um autor clássico da área de Sociologia da Ciência, incluiu no processo de Comunicação Científica “as atividades associadas com a produção, disseminação e uso da informação, desde a hora em que o cientista teve a idéia da pesquisa até o momento em que os resultados de seu trabalho são aceitos como parte integrante do conhecimento científico”.
O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Minayo (1993, p.23), vendo por um prisma mais filosófico, considera a pesquisa como “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
2 A Pesquisa e suas Classificações
Este capítulo define o que é pesquisa, mostrar as formas clássicas de classificação das pesquisas e identifica as etapas de um planejamento de pesquisa.
2.1 Classificações das pesquisas
Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação serão apresentadas a seguir.
Do ponto de vista da sua natureza, pode ser pesquisa básica, aplicada, quantitativa e qualitativa.
A pesquisa básica objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
A pesquisa aplicada objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Já do ponto de vista da forma de abordagem do