lucas
Slide1-a
O Romantismo surgiu como reação a um Classicismo acadêmico e ao intelectualismodo século XVIII. Enfatizava o sentimento e o indivíduo. Surgiu na Inglaterra, com Wordsworth, Byron, Shelley.
No romance, firmava-se a corrente realista de Flaubert na França, Dickens na Inglaterra, Tolstoi e Dostoievski na Rússia.
Slide1b-percursoresingleses:3;
Slide2a- O Romantismo favoreceu a reabilitação da literatura antiga e das tradições populares.
Transparece do Romantismo aintenção de recuperar as tradições cavaleirescas onde se faz o culto do herói e onde é recorrente a ideia de uma gloriosa IdadeMédia, sobretudo a do período gótico.
No entanto esta predileção pela Idade Média não excluía o gosto pela Antiguidade grecoromana (Keats) e a inclusão de assuntos contemporâneos (a luta do povo grego face à opressão dos turcos).
O Positivismo tem oseu paralelo no Realismo (a partir de cerca de 1850) que, ao nível da arte e da literatura, se revela pela representação da naturezasem qualquer idealismo. A obra de arte passa a ter como missão revelar toda a realidade natural, social e histórica. O realismoliterário visa a clarificação do mundo o mundo é compreensível e explicável. Assim, como pano de fundo do Realismo está oPositivismo visa a objetividade com o apoio da documentação e da análise.
A análise da realidade através da observação e daexperiência manifesta um novo posicionamento a necessidade de utilizar nas ciências sociais e políticas os métodos utilizadospara as ciências positivas. Comte propõe algo novo: a física social, que mais tarde passou a chamarse sociologia .
Assim, a ciênciasocial e política passaria a ter o estatuto das ciências de observação. Nesta classificação a matemática era considerada a base detodas as ciências. O estudo dos fenómenos sociais assentava nos dados dispensados pela astronomia, pela física e pela química,tendo em linha de conta as leis naturais invariáveis.
A noção de Humanidade, defendida como a unidade