Lucas Strapazzon E Diego Trentin
Para extrair informações técnicas dos seguintes aços; aços SAE1020, aço SAE1020 com entalhe, aço SAE 1045, aços SAE 5150 foi realizado um ensaio de tração em laboratório, observando assim a diferença a deformação elástica posterior plástica até o rompimento dos mesmos. Para os testes foi utilizado corpos de prova padronizados segundo norma ABNT MB-4 sendo extraídos informações como diâmetro inicial e final, comprimento e resultados após o ensaio como área e alongamento.
Palavras-chave: Laboratório; Ensaio; Tração
Introdução Nas grandes indústrias de produção, necessita-se cada vez mais de precisão nos resultados desejados, sem falhas. Isso significa que cada material adquirido deve obedecer à certas normas e se encaixar em parâmetros pré-determinados pelo comprador. Os ensaios de tração são realizados com o fim de estabelecer valores, os quais são posteriormente analisados. No caso dos ensaios realizados no Laboratório de Ensaio de Materiais do Centro de Mecânica de Precisão do Planalto da Universidade de Passo Fundo, foram utilizados os aços: SAE 1020, 1020 com entalhe, 1045, 5150 e VC131. Objetivou-se estabelecer valores para serem analisados.
Materiais e Métodos Para o procedimento ser realizado foi necessário o uso de corpos de prova padronizado ( ex. figura 1 ), de cada tipo de aço. Primeiramente foi analisado o aço SAE 1020, as dimensões extraídas do modelo a ser examinado foram retiradas com um instrumento de medição chamado paquímetro, que garante uma excelente precisão.
( ex.figura 1 )
Após ser retirada as medidas iniciais, o mesmo foi posicionado na máquina ( ex. figura 2 ), efetuando o ensaio. O mesmo foi feito para o aço SAE1020 com entalhe e para o aço SAE 1045, aço SAE 5150 sendo assim, retirada as medidas finais e fazendo a analise das mesmas.
( ex. figura 2 )
Resultados e Discussão Com todos os