Lucas Strapazzon E Diego Trentin Dobramento

552 palavras 3 páginas
Universidade de Passo Fundo Resumo
Nas aulas de laboratório foram realizados ensaios de dobra, as amostras utilizadas foram chapas de aço A36 solda mig . Também foi utilizado o equipamento com um cutelo acoplado para fazer a dobra nos corpos de prova, segundo norma ASTM E 190. Os dobramentos testados foram: “dobramento de raiz”, “dobramento de face”.
Palavras-chave: Laboratório; Ensaio; Dobra

1.Introdução O seguinte trabalho aborda ensaio de dobramento, com o intuito de analisar e relacionar a deformação plástica de forma qualitativa em corpos de prova submetidos a três diferentes tipos de dobramento, sendo eles: dobramento de raiz, dobramento de face e dobramento lateral.
2.Materiais e Métodos Para realização do trabalho foram utilizados os seguintes materiais:
2.1- corpo de prova (ex.figura 1 )

2.2- máquina de dobra
(ex.figura 2 )
(Figura. 2) Máquina de ensaio de dobramento e seu respectivo detalhe (apoio afastado 41.3 cm e cutelo).

Os ensaios foram feitos através do método de dobramento guiado. Por conseguinte, os corpos de prova foram postos sobre dois apoios afastados com uma certa medida e, em seguida, submetidos a uma deformação plástica por flexão, através do cutelo da máquina. Logo após, foram tiradas as medidas do ângulo de dobra de cada amostra, bem como a distância final entre os lados dobrados das chapas e verificado a presença ou não de trincas.

3.Resultados e Discussão O ensaio de dobramento em corpos de prova retirados de peças de teste é realizado, segundo o método do dobramento guiado, em dispositivos como mostra (Fig.2). As partes tracionadas ou rompidas são observadas e confrontadas com os requisitos da norma aplicável ASTM E 190 para qualificação de procedimento de soldagem ou de soldadores. Foi realizado ensaios de dobramento no Aço 1020 devido à boa soldabilidade do material. Após cada ensaio realizado os resultados

Relacionados