Lucas.souza
264 palavras
2 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA IZABELA HENDRIXACESSIBILIDADE NA ÁREA INDUSTRIAL DE UMA PLANTA PETROQUÍMICA.COMPREENDENDO UM PROJETO INDUSTRIAL SOB O PRISMA DA ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO.
LUCAS ASSUNÇÃO LACERDA DE SOUZAENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 6º PERIODO
BELO HORIZONTE2014
ACESSIBILIDADE NA ÁREA INDUSTRIAL DE UMA PLANTA PETROQUÍMICA.COMPREENDENDO UM PROJETO INDUSTRIAL SOB O PRISMA DA ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO
Quando se trata de ambiente industrial e operacional, a análise ergonômica em todos os aspectos deve ser clínica, podemos observar que se não for criteriosa e já voltada para o andamento diário das operações de uma empresa, podem ser encontradas falhas constantes.
Projetos em não conformidade, estruturas mal planejadas, áreas não utilizáveis, espaços abandonados e não monitorados, tudo isso tem que estar em análise.
O projeto ergonômico é fundamente, relatórios de verificação em todos os setores devem ocorrem antes da operação em andamento quanto após o início, desta forma é possível identificar e tratar as inconformidades.
A importância de já identificar os erros ainda na fase de projetos faz com que a empresa economize com retrabalhos e gastos desnecessários. No artigo em questão pode-se observar vários exemplos de espaços, áreas e acessos que foram mal projetados e executados. Todos estes para correção vão ser necessários gastos fora da curva e que causam insatisfação entre as partes envolvidas.
Todos os aspectos mencionados se observados e corridos a tempo pelo engenheiro, projetista ou arquiteto podem interferir na de maneira positiva ou negativa na qualidade de vida do empregado, vale ressaltar que em alguns casos não há muito o que se fazer, pois o responsável pela execução pode estar sendo limitado pelo seu cliente