Lubrificantes
Lubrificar máquinas é preciso Mas é melhor usar graxa ou óleo?
Na indústria é fato sabido que a melhor forma de reduzir desgastes e impactos entre duas superfícies é através da lubrificação. Mas, quais as propriedades físico-químicas e funções dos vários produtos existentes?
Alexandre Comitti
Elementos mecânicos como engrenagens, mancais, cilindros, superfícies planas deslizantes, e outros, são passíveis de lubrificação (figura 1).Como alguns elementos não fazem parte de uma mesma família, com características comuns, estas questões devem ser consideradas quando é realizado um Plano de Lubrificação. Na criação de um plano de lubrificação, o primeiro passo é distinguir onde serão usados a graxa e o óleo lubrificante, pois, há uma grande diferença nos dois processos, a começar pela composição de ambos. Existem lubrificantes gasosos como o ar, e sólidos como a grafita e a mica. Entretanto, na indústria são usados em maior escala os líquidos (óleos) e semi-sólidos (graxas).
ÓLEOS LUBRIFICANTESLubrificantes líquidos são os mais empregados na lubrificação. Podem ser subdivididos em: minerais puros, graxos, compostos, aditivados e sintéticos. Os óleos minerais puros são obtidos da destilação e