Lubrificantes sólidos
TÉCNICO EM MECÂNICA
Turma: Paracuru
Professor: Paulo Maria
LUBRIFICANTES
SÓLIDOS
Jay Alex Gomes Feitosa
Paracuru 2011
INTRODUÇÃO
Os lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis ou uma fixa e outra móvel, formam uma película protetora que tem por função principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedação dos componentes de máquinas e motores, proporcionando a limpeza das peças, protegendo contra a corrosão decorrente dos processos de oxidação, evitando a entrada de impurezas, podendo também ser agente de transmissão de força e movimento.
A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas industriais e automotivas e deve, portanto, ser entendida e praticada para garantir um real aumento da vida útil dos componentes
Os lubrificantes apresentam-se principalmente nos estados sólido (grafite), pastoso (graxas) e líquido (óleos lubrificantes).
LUBRIFICANTES SÓLIDOS
Os lubrificantes sólidos, também conhecidos como lubrificantes a seco, não usam um meio líquido, mas são capazes de proporcionar lubrificação, permanecendo em estado sólido. Os lubrificantes secos podem ter alta resistência à degradação oxidativa e térmica e ainda apresentam outras vantagens em relação aos demais tipos de lubrificantes, que incluem: a capacidade de operar em temperaturas extremas, bem como propicia uma operação limpa porque a sujeira e os restos não ficariam depositados no local lubrificado, como no caso do óleo ou da graxa.
Capaz de agir como um lubrificante e um selante, a lubrificação a seco é freqüentemente utilizada em aplicações como nos mecanismos de compressores de ar, em vias férreas, veículos espaciais, cateteres, rolamentos, placas de circuito e transdutores. Muitas vezes referida como uma película ou revestimento, o lubrificante sólido adere à superfície da máquina ou da peça e, em conseqüência disso, oferece uma vida