Luane
Teorias: x, y e z
A Teoria X e Y, de Douglas McGregor, foram publicadas primeiramente em
1960 sob o título The Human Side of. Enterprise. Seguindo suas teorias para se obter uma administração de recursos humanos de qualidade, seria necessário adaptar os objetivos e necessidades à natureza humana ao invés de mudar a natureza humana para se adequar ao controle e autoridade por parte organizacional
Construídas por Douglas McGregor no começo da década de
50, podem ser analisadas como duas formas de se visualizar o comportamento humano dentro da empresa. As teorias podem ser observadas pelos seguintes aspectos: Teoria X: subserviência e controle. Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal. McGregor criou uma distinção específica para as duas teorias deixando claras as diferenças entre elas. As características da administração dos recursos humanos em várias empresas demonstram traços das teorias X e Y,essas teorias na verdade formam um conjunto de dois extremos opostos de suposições.
Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.
As duas teorias conforme John R. Maher:
A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, como demonstra os itens a seguir: * o homem médio não gosta do trabalho e o evita; * ele precisa ser forçado, controlado e dirigido; * o homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição; * ele busca apenas a segurança.
Duas linhas de conduta emergem da Teoria X. Uma implica na compensação das deficiências humanas pela coação ou pelo constrangimento, ou seja, induzir as pessoas ao desempenho de suas funções por ameaças, punições, disciplina e estrito controle. A outra linha tenta seduzi-las ao trabalho através da concessão de gratificações, elogios, lisonjas e até