Luan Trabalho
Neste simulador você aprenderá a ciência da utilização deste instrumento de medição, interagindo com o fuso ou com a ponta de contato (veja componentes principais). Neste objeto de aprendizagem, você também pode girar o 'mostrador' (arrastando e soltando o aro num movimento circular) de modo que a linha 'zero' alinhe com o ponteiro depois da chamada 'pré-carga', ocultar a medida fornecida (clicando no ícone olho) e anular o efeito da mola do instrumento (clicando no ícone 'cadeado').
Relógio Comparador e sua utilização
Este instrumento de medição opera afixado a dispositivos como bases, apoios, desempenos ou guias. Em virtude da sua fragilidade, desaconselha-se sua utilização na mão do operador.
Relógio Comparador e a medição (indicação) direta
Por definição, medição (ou indicação) direta é quando o valor da grandeza desejado (mensurando) é lido diretamente no dispositivo mostrador do instrumento de medição. Por exemplo, quando determinamos uma dimensão linear com um paquímetro, a leitura que obtemos na escala e nônio dele, desconsiderando os erros, é a medida efetiva do objeto que estamos submetendo à medição.
Utilizamos o relógio comparador nesta modalidade de medição em conjunto com desempenos e(ou) suportes para medir a espessura de chapas, por exemplo, dentre outras medidas relativamente pequenas.
Este método de utilização é visto no Simulador e na figura 1. Submetemos o instrumento a uma pré-carga, o zeramos (girando o mostrador), movemos o fuso manualmente dando espaço para colocar o objeto a ser medido no eixo do instrumento e retornamos o fuso até que o contato com a peça o detenha. A dimensão é lida diretamente no mostrador, pela posição relativa (deslocamento) do ponteiro principal e do contador