LTIMO RESUMO
Microarrays: São utilizados na detecção e quantificação de ácidos nucléicos.
Chomatin Immunoprecipitation: ChIP-on-chip é um método para de identificar os segmentos de DNA na cromatina nativa que se ligam a proteínas.
Análise Seriada da Expressão Gênica (SAGE): Identificar e quantificar simultaneamente, mesmo que não se tenha conhecimento prévio sobre os genes que estão sendo expressos na amostra.
Interferência por RNA (RNAi): Silenciamento gênico pós-transcricional que atua sobre o RNA mensageiro determinando o fim de sua vida útil, para que não seja produzida além do necessário.
PROCEDIMENTOS
Microarrays: quando se desejar testar um DNA genômico com várias sondas, o mais prático é fixar as sondas no filtro e usar o DNA genômico na solução de hibridização. Ou ainda, para aumentar a especificidade da hibridização, sondas que reconhecem várias mutações em um mesmo gene podem ser fixadas no filtro e hibridizadas com o gene amplificado por PCR em vez do DNA total.
ChIP-on-chip: slide
SAGE: slide
Interferência por RNA i: slide
IMPORTÂNCIA
Microarrays: A técnica tem sido bastante empregada em vários organismos em pesquisas que vão desde os processos biológicos a aplicações clínicas ou farmacológicas.
ChIP-on-chip: A identificação e quantificação de genes sem conhecimento prévio
SAGE: Usada principalmente no estudo de tumores, manifestações fisiológicas que acompanha o desenvolvimento do câncer e no estudo do efeito de drogas. A identificação de genes que se expressam especificamente em um tumor mas não nas células normais é importante para o entendimento da base molecular do câncer, mas também para identificar marcadores moleculares que possam ser utilizados no diagnóstico, prognóstico e tratamento.
BIOINFORMÁTICA – INTRODUÇÃO
A avalanche de informação produzida por meios das técnicas de biologia molecular gerou a necessidade de se criar sistemas capazes de armazenar e analisar todos esses dados. Tão logo os organismos passaram a ser estudados ao