LTCAT - laudo técnico de condições ambientais de trabalho
Ana Paula G. Muniz
Daphne Borges Gonçalves
Janaína Martins
Marcelo Borges
Sérgio Adriano de Souza Noronha
Professor(a): Andréia Alexandre Hertzberg
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho - Turma SEG 0213 – Módulo III
10/11/2014
RESUMO
Este trabalho se destina ao estudo da elaboração do Laudo técnico das condições ambientais de trabalho, conhecido como LTCAT. O LTCAT tem como sua finalidade verificar se o ambiente de trabalho pode ser considerado insalubre ou perículoso, através de medições qualitativas e quantitativas no ambiente de trabalho. Através deste laudo pode-se atribuir ao trabalhador o direito da aposentadoria especial e a definição do grau de insalubridade, que pode ser baixo, médio ou alto, assim aplica-se o adicional ao salário do trabalhador. Palavras-chave: LTCAT, agentes nocivos,
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos conhecer o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), explicar onde ele é aplicado e de que forma é elaborado, abordaremos também assuntos relacionados a insalubridade e aos agentes nocivos à saúde dos trabalhadores, que são questões de grande importância para todos.
2 COMO ELABORAR O LTCAT
Antes de qualquer explanação sobre os métodos de elaboração deste laudo, temos que compreender qual o seu principal objetivo e como que se deu sua criação.
2.1 – O QUE É O LTCAT
O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) é um laudo conclusivo, de caráter pericial, elaborado por um Engenheiro de segurança do trabalho ou o Médico do Trabalho, que tem por finalidade registrar e explicar as condições do ambiente de trabalho, avaliando os diversos cargos de trabalho existente dentro de uma empresa, demostrando e relacionando todos os agentes nocivos existentes e que possam causar prejuízo a saúde dos trabalhadores.
Este laudo tem por objetivo caracterizar as atividades em relação a sua salubridade, insalubridade e/ou