Lptx
1) O poema “Motivo” de Cecília Meireles, tem um caráter metalinguístico, pois a autora aborda em versos e estrofes, sua motivação para escrever poemas, ou seja, envolve um trabalho elaborado do código (Poema) sobre o código (motivação para a escrita do poema).
2) Pode-se considerer a litografia de M. C. Escher como um exemplo de metalinguagem, porque o artista se auto retrata dentro de uma esfera, segurada por sua mão, de um jeito que percebemos a imagem do artista e seu produto, confundindo desta forma o criador com a criatura.
3) A obra “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago é considerada um texto metalinguístico, porque mostra o autor em um dilema sobre sua capacidade de escrever histórias infantis. Pode-se verificar tal fato, quando Saramago diz, “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples… Quem me dera saber escrever essas histórias…”. Desta forma o autor escreve a história em palavras que considera “difíceis”, e faz também o uso de metalinguagem, quando sugere que os leitores reescrevam sua história, de uma forma mais bonita e simples, exemplificado quando Saramago diz “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...”.
4) A) A resenha publicada no suplemento Folhateen se refere ao HQ do autor estadunidense Terry Moore, “Estranhos no Paraíso”, que além de ser muito premiado vem conseguindo atrair um publico não acostumado a consumir obras deste gênero, como os gays e as mulheres.
B) A intertextualidade ocorre no trecho que diz, “David ama Katchoo, que ama Francine, que ama todos os homens que não deveria”. A intenção do jornalista fazer referência ao poema “Quadrilha” de Drummond é mostrar de forma inusitada o tema central da história, que é a relação entre os três personagens, Katchoo, Francine e David, exatamente como abordado e contado nos quadrinhos de Terry Moore.
C) Não.