lool
O citosol, citossol1 , hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta o retículo endoplasmático e outras organelas. É constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares.
É no hialoplasma que ocorre a maioria das reações químicas da célula. Pode ser encontrado em dois estados: o gel, de consistência gelatinosa, ocorre pela diminuição da repulsão micelar, tem aspecto claro e encontra-se na região mais periférica (ectoplasma); e o sol – mais fluido, forma o endoplasma, onde se encontra a maioria das organelas citoplasmáticas.
Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol, pela tradução do RNA.
O citosol encontra-se em contínuo movimento denominado ciclose.
Retículo endoplasmático rugoso
O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma (do grego ergozomai, que significa "elaborar", "sintetizar"), é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.
Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e as células secretoras tipo II,nos alveolos pulmonares,que produzem lipoproteina surfactante .
A microscopia eletrônica revelou a presença, no interior do citoplasma, de um retículo de membranas lipoprotéicas que foi denominado retículo endoplasmático (RE). Conforme a posição das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e saculos ou vesículas achatadas. O retículo endoplásmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula,