Lool
Introdução
Início do Holocausto – Janeiro de 1933 (quando Adolfo Hitler assume o poder) até 8 de Maio de 1945, fim da 2ª Guerra Mundial na Europa.
Durante estes anos milhões de pessoas foram assassinadas, mas os judeus foram o único grupo escolhido pelos nazis para extermínio total. Seis milhões de judeus foram mortas, entre as quais, um milhão e meio de crianças.
Grupo de Trabalho:
Filipa Sousa nº12
Joana Santos nº16
Júlio Diogo nº18
Teresa Nascimento nº26
Subtema do Trabalho:
O Holocausto na Europa
O que foi o Holocausto?
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-entitulada comunidade racial alemã.
Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros países do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.
[pic]
[pic]
Os judeus têm vivido na Europa por mais de 2000 anos. Em 1933, o Anuário Judaico Norte-Americano estimava que a população israelita européia era de aproximadamente 9,5 milhões de pessoas. Este número representava mais de 60% da população judáica mundial, estimada em 15.3 milhões. A maioria dos judeus europeus vivia no leste europeu, com cerca de 5,5 milhões vivendo na Polônia e na União Soviética. Antes da tomada do poder pelos nazistas em 1933, a Europa tinha uma cultura judáica dinâmica e altamente