Lontras
As lontras é um animal mamífero. O seu habitat natural é o rio e geralmente as lontras encontram-se nos continentes: Europa, na Ásia, em África, numa parte sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul.
A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.
Geralmente, a lontra tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e pelos seus filhotes. Os machos não vivem em grupos e só se juntam a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses, produzindo de um a cinco filhotes.
Trata-se de animais espertos capazes de utilizar pedras para romper as conchas dos moluscos, ou seja, além dos primatas, são os únicos animais capazes de utilizar algum tipo de “ferramenta”. Constrói sua toca embaixo da água (numa profundidade de até 1 m) utilizando galhos de diversos tamanhos. Além da toca, a lontra constrói um sistema de galerias com diversas entradas localizadas embaixo e acima do nível da água.
A lontra costuma alimentar-se de crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e, em alguns casos, até de pequenos mamíferos e aves. Seu comprimento pode chegar a 1,30 m (incluindo a cauda), seu peso oscila entre 5 e 14 kg e o macho é maior do que a fêmea. A longevidade deste animal é de até 25 anos quando criado em cativeiro, na natureza, vivem, em média, 15 anos