Logística
A cada dia, cresce o número de empresas de vários setores, da rede varejista e atacadista que operam com centros de distribuições no país, com o objetivo de garantir a entrega rápida e eficaz e consequentemente reduzir custos e combater desperdícios. Um dos problemas encontrados pela logística era atender economicamente os mercados mais distantes de sua fonte de produção. A partir deste problema logístico, foi surgindo os centros de distribuições, oferecendo serviços de alto nível em termos de qualidade, disponibilidade de estoque e tempo de atendimento. Atualmente, esta definição tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo. As empresas procuram cada vez mais agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. Acompanhando esse cenário, o mercado está migrando para a centralização de estoque, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda, fazendo com que os CDs assumam um papel de relevância logística.
2 - DEFINIÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
O Centro de Distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos, e então, encaminhadas para os pontos de venda, mais próximos, como pode ser ilustrado pela Figura 1.
Fonte:(Adaptado de Bowersox & Closs, 2001)
Figura 1: Centro de Distribuição
O Centro de Distribuição é um conceito moderno, cuja função ultrapassa as tradicionais funções dos depósitos, galpões ou almoxarifados, as quais não são adequadas dentro do sistema logístico.
3 – Vantagens e Desvantagens
Assim