Logística
Logística empresarial
Logística Reversa
Grupo:
1. Introdução
Apesar da logística reversa ser um tema atual, esse processo já existe há alguns anos e podia ser observado nas indústrias de bebidas com a reutilização das garrafas de vidro.
As atividades de reciclagem e reaproveitamento de embalagens e produtos tiveram um aumento considerável nos últimos anos, pois as empresas perceberam que o processo de logística reversa poderia ser uma forma de reduzir seus custos e também de se diferenciar, já que alguns clientes dão preferência a empresas “ecologicamente corretas”.
Hoje, se pode observar logística reversa em quase todos os setores de mercado, pois o retorno de mercadorias é constante, seja por retrabalho, pela geração de pedidos errados, embalagens, etc.
A seguir será apresentados o conceito de logística reversa, sua importância, vantagens e desvantagens.
2. Logística x Logística Reversa
Logística
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo de matéria prima, estoques em processamento e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de origem ao ponto de consumo tendo em vista o propósito de atender aos requisitos do cliente.
Logística Reversa Logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo de matérias primas, estoque em processamento e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado.
3. Importância da Logística Reversa para a Empresa
A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos que se tornam obsoletos, danificados, ou não mais funcionais devem retornar ao seu ponto de origem para ser adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.
Os materiais podem retornar ao fornecedor quando houver