LOGÍSTICA
Por muito tempo, estando apenas associada à guerra, somente a partir da Segunda Guerra Mundial, esta passou a ser vista como uma atividade necessária às organizações civis e mais tarde no uso de empresas.
A palavra logística foi usada pela primeira vez por Antoine-Henri Jomini, que a definiu como “ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas”.
Logística, palavra descendente do francês logistique é definida no dicionário Aurélio como “parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos)”, porém em uma definição mais empresarial, é definido por Concil of Logistics Management, como "(..) a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Assim, quando se define a logística, interliga-se e detalham-se processos de matérias-primas e produtos acabados no recebimento, armazenagem, entrega e movimentação destes. A logística vem sido estudada e implementada de forma à agregar mais processos e áreas envolvolvidas na organização, a fim de anexar eficiência e eficácia na interligação