Logística
A Logística de acordo com Cooper (1990, p.8) é:
O processo de dirigir estrategicamente a aquisição, o movimento e o armazenamento dos materiais, peças e mercadorias (e os fluxos de informação relacionados) através da organização dos seus canais de comercialização de forma que os lucros correntes e futuros sejam maximizados através da execução de encomendas de custo efectivo.
A logística preocupa-se com o gerenciamento do fluxo físico que começa com a fonte de fornecimento e termina no ponto de consumo. É claramente mais do que apenas uma preocupação com produtos acabados – a visão tradicional da distribuição física. A logística está mais preocupada com a fábrica e o local de estocagem, níveis de inventário e sistemas de informações, bem como com transporte e armazenagem. Assim, podemos definir logística, como o gerenciamento de todo o processo na cadeia produtiva.
Para Ballou (1993, p. 17):
A logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Além disso, os consumidores não residem se é que alguma vez o fizeram próximos donde os bens ou produtos estão localizados. Este é o problema enfrentado pela Logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
As empresas operam dentro de ambientes que mudam constantemente, devido aos grandes avanços tecnológicos, as alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da administração se altera com o tempo, de forma a se adaptar as novas exigências de desempenho para as firmas. A logística assim representa uma nova visão empresarial – uma nova ordem das coisas.
Conforme conceitua Ballou (1995, p. 10) “A logística e responsável pelo processo de planificar, implementar e controlar o fluxo e armazenagem de matéria-prima, dos