Logística
Prof. Fernando Saba Arbache
Turma: Gestão Comercial 1/13
Pág. 52 - Estudo de Caso 1
ESTUDO DE CASO DEL
1. Como podemos observar a Dell comercializa seus produtos diretamente para os clientes sem, no entanto, ter intermediários entre ela e o consumidor final. Este modelo é o de venda direta para o cliente final. Qual a vantagem deste modelo para a cadeia de suprimentos? A cadeia da Dell é vertical ou horizontal? Justifique a sua resposta anterior mostrando as vantagens e desvantagens para este modelo de cadeia.
O modelo de venda direta possibilita maior controle das informações do cliente e das respostas às suas necessidades. Para a cadeia de suprimentos, oferece a vantagem de correção dos problemas de estoque, como, por exemplo, ofertas de up-selling a um preço competitivo no caso de falta da versão do produto requerido pelo cliente no estoque.
A cadeia da Dell é vertical, pois controla todas as etapas da operação, da produção à entrega. Este modelo de cadeia possibilita o acesso a todas as informações da interação do cliente com a empresa, com controle total da produção, customização dos produtos, informações valiosas de histórico de compras e perfis de consumo, etc. A desvantagem é o aumento dos custos, pois a Dell é responsável pelo financiamento de toda a operação.
2. Qual seria a elasticidade estimada de produto e marca da Dell? O que isto influencia no tipo de canal da Dell?
A Dell tem produto e marca com alta elasticidade, ou seja, podem ser facilmente substituídos por outras opções. Por isso, tem necessidade de alto nível de serviço – estoque disponível e velocidade de entrega – e necessita de estratégias de diferenciação, que no caso da Dell é o atendimento personalizado, gestão do relacionamento com o cliente e possibilidade de customização dos produtos.
3. Quais os segmentos que podem usar o modelo da Dell com sucesso? Analise de acordo com as elasticidades.
Este modelo pode ser utilizado