logística
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
COORDENAÇÃO DE CURSOS TECNOLÓGICOS
CURSO TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA: LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO REVERSA
PROFª. KARINA HELENA
ALUNOS PARTICIPANTES:
ALLAN CARDEK CASTRO DOS SANTOS
EDUARDO JOSÉ PINHEIRO SOUZA
DANIELLE KARINY BORRALHO
NILSON FLAUDIO ALMEIDA SILVA
PABLO DANIEL OLIVEIRA DE SÁ
ELIVANDRA SERÃO
ANA LIDIA
SÃO LUIS – MA
2013
LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDA NO BRASIL E MARANHÃO
1.1 INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos estão cada vez mais chamando atenção da sociedade como um todo, devido principalmente na enorme quantidade gerada diariamente e seus malefícios ao meio ambiente e porque não ao próprio homem. O mundo será obrigado a se desenvolver de forma sustentável, ou seja, que preserve o meio ambiente, e as empresas deverão fazer o mesmo, por iniciativa própria ou por exigência legal (SHRIVASTAVA e HART, 1998).
Segundo o Instituto Ethos (2004), responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Portanto, qualquer atividade geradora de impactos ambientais deve ser monitorada, seja pelo governo ou pela sociedade, o que faz com que as empresas empreendam esforços para a redução dos impactos ambientais gerados por seus processos e produtos.
De acordo ainda com o Instituto Ethos, que além da preocupação com o processo produtivo e a busca por soluções para a substituição de insumos, as empresas têm a capacidade de influenciar o comportamento do consumidor, considerando-se aqui não apenas o cliente final, mas também o consumidor corporativo de bens e serviços, e os responsáveis pelas compras públicas. Cada ator deve assumir o seu papel para que soluções como reciclagem, reaproveitamento, coleta e logística reversa sejam eficientes e eficazes.
A logística reversa atua por meio da política de deposição dos materiais e