Logística
A logística empresarial é vital para as organizações e para a economia em sua totalidade. Na atual economia globalizada torna-se fator chave de sucesso dos negócios.
Segundo POZO (2008, p.33), “a logística tem como escopo principal prover ao mercado e aos clientes os serviços desejados, com elevado nível”. Mas afinal o que significa o conceito de logística?
De acordo com a definição do Council of Supply Chain Management Professionals norte americano:
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor. (NOVAES, 2007, p. 35)
Com base nesta definição, podem-se identificar os elementos básicos da Logística, que envolve o processo de planejar, operar e controlar a gestão do fluxo e armazenagem de matérias-primas, produtos acabados, informações, entre outros, desde o ponto de origem ao ponto de destino (NOVAES, 2001, p.36).
Cadeia de suprimentos ou supply chain management
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é muito importante e abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e seus clientes. (POZO, 2008, p.29).
Como lembra Martins (2003), o gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management nada mais é do que administrar o sistema de logística integrada da empresa com o uso de tecnologias avançadas de controle e planejamento de uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.
Abaixo segue exemplo de um esquema da cadeia de suprimentos:
FORNECEDORES EMPRESA CLIENTES
(Logística de Suprimentos) (Logística de Produção) (Distribuição Física)
NA TENDA (FESTAS E EVENTOS)
SUPERMERCADOS BRETAS TENDA PERSONALIZADA 2 BARMENS
DISTRIBUIDORA DIOGO VAREJO
IGARAPÉ DISTRIBUIDOR
DE