logística
Deise Laura Tavares do Vale
Edmilson Vicente Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática – (MAD/0168) – Pluralidade Cultural
10/06/13
RESUMO
Este tema propõe uma concepção da sociedade brasileira que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que a compõe, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias. Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
Palavras-chave: Diferenças Culturais; Pluralidade Cultural e Cidadania; Tolerância e Convívio da Pluralidade Cultural. introdução O estudo da Pluralidade Cultural são elemento que para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro e sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.
É importante, ao tratar este assunto, fazer-se a distinção entre diversidade cultural, a que o tema se refere, e desigualdade social. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, etc.
A diferença entre culturas e fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação