Logística
Daniele B. de Oliveira; Douglas H. M. Pleul
Objetivos
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma solução logística para reduzir custos e otimizar o processo de entregas de produtos e mercadorias, aos clientes de uma loja de materiais de construção focada na área de cobertura, buscando um fluxo logístico o mais eficiente possível. Havendo grande concorrência, a empresa que sai na frente em suas entregas e atende com mais eficiência os clientes torna-se a primeira opção para atender a demanda. O grande desafio da empresa estudada era atender os clientes de outras cidades com entrega imediata e programada, sendo alguns itens mais difíceis de serem entregues da empresa ao cliente, impossibilitando algumas vezes a venda de ser concluída.
Métodos/Procedimentos
Levando em consideração que o transporte é uma das principais funções logísticas podendo atingir até 60% das despesas dessa área, foram estudadas diversas formas para reduzir os custos desse procedimento e ao mesmo tempo otimizá-lo. Notou-se que a implantação do sistema Merge in Transit pode diminuir o prazo de entrega, baixar o volume de estoque, reduzir custos e atender eficientemente a demanda. Nesse sistema o fornecedor faz a entrega diretamente para o consumidor final, ou seja, a empresa ganha tempo e não precisa se preocupar com a armazenagem e o transporte das mercadorias. A Dell foi uma das pioneiras ao utilizar este sistema nos Estados Unidos, na qual o cliente faz o pedido diretamente à fábrica e recebe o produto conforme suas especificações no momento da encomenda. Marge in Transit é um sistema no qual a estratégia é atender o cliente com um método aprimorado. .
Resultados
A integração do sistema na cadeia logística da empresa foi de grande acerto, possibilitando o atendimento a uma maior demanda, diminuindo custos com frentes separados e tendo maior eficiência na entrega. No antigo conceito que a empresa utilizava, tinha uma margem de avarias nos produtos, maior mão de