Logística
O Sistema de Transporte
O transporte é o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das firmas. Pois absorve 2/3 do gasto logístico.
Nações em desenvolvimento têm produção e consumo no mesmo lugar. A medida que o serviço de transporte fica mais barato vão se disponibilizando diversos itens para a população, a estrutura econômica começa a assemelhar-se: surgem grandes cidades, a partir da migração para os centros urbanos, regiões geográficas produzem um leque menor de itens e o nível de vida começa a se elevar. Contribui para aumentar o crescimento do mercado, garantir a economia na escala de produção, reduzir preços de mercadorias.
Maior competição. Com os melhores serviços de transporte os custos de produtos postos em mercados mais distantes, podem ser competitivos com aqueles outros de produtores que vendem nos mesmos mercados.
Economias de escala. Os mercados mais amplos permitem economias de escala na produção. Transporte barato permite desvincular os custos de produção do de consumo.
Preços reduzidos. Transporte barato contribui para reduzir o preço dos produtos. Porque o transporte é um dos componentes do custo. Junto com o custo de produção e vendas compõem-se o custo agregado do produto.
Visão geral. O sistema de transporte domestico se refere a todo conjunto de trabalho, facilidade e recursos que compõem a capacidade de movimentação na economia. Inclui o movimento de cargas e de pessoas, podendo incluir sistemas de distribuição de intangíveis, como comunicações telefônicas, energia elétrica e serviços medidos. É manipulada por cinco modos de transporte: ferrovia, rodovia, hidrovia, dutos, aerovias e pelos agentes de transportes que coordenam o movimento: transportadoras, associações de exportadores. Eles se interagem para montar um arranjo mais econômico de frete.
Produtos transportados. Transporte dutoviário é eficiente para mover produtos líquidos ou gasosos em longa distancia. Os seus custos são baixos. O