Logística
Estudando a história, podemos perceber que as Forças Armadas norte-americanas foram grandes adeptas e consequentemente propulsoras deste conceito no mundo. Com a vitória na II Guerra Mundial, muito foi atribuído à logística utilizada na casa. Enquanto o seu principal inimigo, Alemanha, utiliza, em grande parte, cavalos no transporte de tropas e suprimentos, os EUA, possuíam boa tecnologia de transporte com veículos motorizados o que permitia maior facilidade de deslocamento de tropas e suprimentos, valendo-se assim de vantagem nas batalhas.
Com o bom resultado da guerra e com a atribuição da vitória obtida à logística, esse tema ganhou boa aceitação no mundo, principalmente para as empresas, onde se passou a observar o transporte de produtos como importante ferramenta para resultado da companhia. Mendes (2000, p.15-16) ainda afirma que algumas mudanças nas condições econômicas e tecnológicas global influenciaram o desenvolvimento da logística, tais como: “Alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores, [...] pressão por custos, [...] avanço na tecnologia de computadores, [...] experiência militar”. Podemos então atribuir a propulsão dos estudos da logística no pós guerra ao cenário econômico-político vivido e a experiência vitoriosa da utilização do conceito de logística na Segunda Guerra Mundial.
Vale ressaltar que na realidade o conceito de logística já existia antes da Segunda Guerra Mundial e já era utilizado antes das Forças Armadas norte-americanas utilizarem, sendo ela na realidade a principal difusora e referencial do conceito de logística moderno. A logística é originária das organizações militares,