Logística
Faça uma análise da estrutura de logística de transportes no Brasil, indicando quais os gargalos existentes e indique as soluções para cada modal.
Hidrovia: O Brasil possui uma grande malha hidroviária que está sendo subtilizada. Um dos fatores preponderantes disto é a falta de regulamentação, que impossibilita a realização dos investimentos de maneira ordenada e a longo prazo. A utilização das vias hidroviárias aumentaria expressivamente a competitividade dos produtos transportados, pois o custo desse transporte é significativamente menor do que o de qualquer outro modal. Os principais entraves na utilização deste modal são: Baixa capacidade dos comboios, baixa intermodalidade, imposto sobre operações intermodais, baixa utilização das margens dos reservatórios, regulamentação que prevê o uso múltiplo das águas garantindo confiabilidade ao modal e barreiras ambientais que impedem o desenvolvimento sustentável do transporte fluvial.
Ferroviário: Considerando-se que a infraestrutura das malhas continua de propriedade da União, tornam-se necessárias ações deste governo no sentido de:
Eliminar os gargalos que existem hoje na infraestrutura de sua propriedade. Exemplo: transposição das cidades, retificação de traçados, extensão da malha e terminais (armazéns, portos, etc.);
Estas medidas permitirão aumentar a capacidade do transporte das ferrovias e, consequentemente, da sua participação dentro da multimodalidade, além de reduzir o custo operacional e proporcionar uma cadeia logística de transporte mais competitiva, principalmente na exportação de produtos nacionais.
Portuário: Agilização do processo de regionalização dos Portos. Caso não sejam tomadas medidas através da articulação dos órgãos governamentais e empreendedores na busca de soluções integrais, o constante crescimento da safra agrícola rumo à exportação, aliada à necessidade imperiosa de aumentar o mercado externo, poderá comprometer nossa capacidade de gerar