Logística I
Curso: Administração/noturno
Disciplina: Gestão de operação logística I
Professor: José Luiz A. Trindade.
Data: 26/05/2013
EXERCICIOS (2ª AVALIAÇÃO)
1)Em tabela Excel no mesmo anexo do e-mail.
2) Saídas de produtos acabados -> R$25.676,00 no ano anterior
Estoque médio R$2.450,00
Valores de Giro mínimo de 25 vezes ao ano.
*Usar ano comercial (360 dias)
R: Ge = 25.676,00/2.450,00 Ge = 10,48 vezes ao ano
Cobertura = 360 / 10,48 Cobertura = 34,35 dias
R: A empresa apresentou um resultado ruim em relação ao seus concorrentes neste segmento, pois eles apresentaram um giro de no mínimo 25 vezes ao ano, sendo que esta empresa girou apenas 10,48 vezes. No entanto a empresa apresentou um baixo índice de giro de estoque.
-------------------------------------------------------------------------------------------
3)R: O inventario periódico o próprio nome já fala que é uma ferramenta utilizada no período, ou seja, no final de cada exercício contábil, além de ser uma ferramenta fundamental para o controle do estoque interno de qualquer organização, proporciona mostrar as suas entradas e saídas e tem como objetivo principal a elaboração de demonstrativos financeiros e evidenciar as falhas nos controles operacionais. A desvantagem neste caso acredito que seja o grande tempo que é normalmente utilizado para a contagem de todos os itens e sendo que não pode ser feito no funcionamento da empresa, pois causara falhas nas entras e saídas dos produtos. O inventario rotativo é realizado de maneira constante, várias vezes ao ano. Seu principal objetivo é possibilitar a identificação prematura de possíveis erros nos registros dos itens e, com isso, permitir que correções sejam aplicadas antes que os erros possam causar maiores problemas ao processo produtivo.
4)R:O giro de estoque é um indicador que demonstra o desempenho de um estoque, servindo para medir, de uma forma padronizada, a qualidade de um