Logística reversa no âmbito municipal: reciclagem do aluminio
FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012
1
LOGÍSTICA REVERSA NO ÂMBITO MUNICIPAL:
RECICLAGEM DO ALUMINIO
Antonio Carlos dos Santos Comodaro
RESUMO
Considerando que a sustentabilidade é uma função implícita dos poderes públicos, ao contrário das empresas privadas, que atendem uma exigência de mercado, o poder público deve realizar tal ação exclusivamente para a melhor qualidade de vida de seus cidadãos, sem visar lucro ou qualquer outro tipo de retorno que não seja o social. Este artigo diz respeito ao estudo de caso relativo ao processo empregado na logística reversa da empresa URBAM (Urbanizadora Municipal), situada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Seus princípios, métodos logísticos e de distribuição dos materiais recicláveis. O estudo tem por meta principal demonstrar como é realizado o processo e para quais setores da indústria é encaminhado o que antes era considerado lixo.
Palavras-chave: Logística Reversa; Reciclagem; Alumínio; Resíduos Sólidos.
2
1. INTRODUÇÃO
Em tempos onde a sustentabilidade tem se tornado objeto central das grandes multinacionais, entranhando-se nas pequenas empresas e com perspectivas que em pouco tempo torne-se parte do cotidiano individual, o desafio é adequar o tema sustentabilidade com ganhos financeiros. Companhias de prestígio ao redor do mundo têm alocado recursos astronômicos para associar seus produtos e serviços à idéia de um planeta seguro e saudável. Inúmeras delas têm logrado sucesso, atingindo retorno midiático e financeiro para seus investimentos.
Sabe-se que a produção de todos os bens desejados é finita, existe restrição de recursos produtivos e naturais. Existe a necessidade constante de se desenvolver estudos sobre o problema e meios que possam auxiliar na sua resolução. A reciclagem é, sem dúvida, a alternativa mais