Logística reversa - exemplo
A EMPRESA
A Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool S/A é localizada no município de Santa Helena de Goiás - GO, sendo pioneira no ramo e uma das maiores da região. Ela é responsável por grande parte da movimentação econômica local empregando assim, mais de 1.500 colaboradores durante a safra que dura de 7 e 8 meses por ano. Considerada com um Índice de produtividade agrícola alto ela tem 80% de sua colheita mecanizada e cerca de 90ton de cana por hectare sua capacidade produtiva é de 18 mil sacas de açúcar por dia e 400 mil litros de álcool hidratado, sendo que sua capacidade de estocagem é de 600 mil sacas de açúcar e de 25 milhões de litros de álcool.
APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA
Como nos foi apresentado durante visita às instalações da Usina Santa Helena, mais especificamente no setor de Almoxarifado sob orientação da professora Andreia, nos foi mostrado na prática a importância que a organização dá às práticas de logística reversa na parte de insumos, desde a simples bitucas de eletrodos, até o destino final dos restos de lubrificantes em geral e lâmpadas.
Na parte de produção, a organização adota práticas de logística reversa no destino final que é dado a vinhaça que é um resíduo que sobra do processo de destilação fracionada da cana-de-açucar, sendo uma fonte poluidora alta quando não tem o destino correto.
Na Usina Santa Helena esse resíduo após ser destilada a cana é retornado à lavoura, no processo chamado “ferti-irrigação” aproveitando dessa forma suas propriedades fertilizantes no cultivo da matéria