Logística reversa ATPS
Exigências da logística atual requer, visão estratégica, tática e operacional, operação globalizada Orientação para serviços aos clientes Velocidade de resposta
Flexibilidade operacional:sistemas Just in time; ECR,QR,etc
Adaptação às incertezas econômicas; à alta obsolescência e variedade de produtos
Integração interna e externa na cadeia de suprimentos
Alto nível de informatização.
EMPRESA - Grupo Lwart / Lwart Lubrificantes.
A Lwart Lubrificantes, empresa do Grupo Lwart, de Lençóis Paulista (SP), líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, está à frente na questão da logística reversa do óleo lubrificante antes mesmo da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 entrar em vigor.
O rerrefino é muito importante para a reciclagem do óleo lubrificante usado e de acordo com a Resolução Nº 362/05 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), todo óleo lubrificante usado coletado, deverá ser destinado a este procedimento.
Trata-se de um processo que fecha o ciclo da sustentabilidade à medida que reaproveita um resíduo perigoso e o transforma novamente em um produto nobre (óleo básico), que é a principal matéria-prima para a formulação de óleo lubrificante. Ao ser descartado inadequadamente, o óleo lubrificante usado causa grande impacto ao meio ambiente, pois apenas um litro do produto é capaz de contaminar um milhão de litros de água.
Além da contribuição ambiental, sob o aspecto econômico, o rerrefino atua evitando que o óleo lubrificante, um derivado de petróleo – portanto, um recurso finito – torne-se escasso.
Na medida em que vários setores da economia vêm buscando enquadramento às exigências da “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, o setor de lubrificantes é visto como referência neste cenário em função da existência de um sistema de logística reversa já implantado, com muitos anos de