logística no Brasil
A logística é uma ciência em expansão e, no Brasil, sua importância tem aumentado em diversos setores. Dentre a área da logística, a logística empresarial define o complexo conjunto e a interação dos elementos que constituem a relação produto-empresa-cliente e, dessa forma, constituindo a coluna central que liga todos os setores no campo administrativo. A logística empresarial pode ser definida, também, da seguinte forma:
“Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem para facilitar o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação, que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável”.
Principalmente no que diz respeito às cadeias de gerenciamento que, podem ser definidas como redes ou teias de interação entre empresas, independentes que desempenham papéis interdependentes, a prática da logística empresarial se faz necessária em diversos tipos de empresas. Este trabalho tem como objeto de investigação a Ciência Logística Empresarial, tendo como base teórica a publicação de Martin Christopher, do livro “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”. Além disso, descreveremos sucintamente a relação entre a construção profissional do gestor logístico e a habilidade de um bom gerenciamento, tendo exemplos de algumas empresas.
CAPÍTULO I: LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTRATÉGIA COMPETITIVA
SUPPLY CHAIN MANAGENENT
Fig. 1: Esquema do Supply Chain Management
Na prática, é estar vendo além da logística na verdade, a logística é orientada aos processos de uma só empresa e seus provedores, isto é composto de seus associados ou fornecedores, clientes, trabalhadores, etc. Já o Supply Chain Managenent envolve o conjunto de processos e empresas desde a fonte da matéria prima até o cliente final, integrando as duas pontes da cadeia (fornecedores e clientes). É um